Projeto Salvador Acessível
Lazer e entretenimento para pessoas com deficiência física e mental, desenvolvimento
de atividades esportivas, banho de mar, inclusão social, apoio jurídico, etc.

Seja um parceiro

O que é nanismo?

O nanismo não distingue sexo, podendo assim afetar homens e mulheres, a característica marcante é a deficiência no crescimento.

O nanismo é um transtorno onde se caracteriza uma deficiência no crescimento de homens ou mulheres que resulta numa pessoa com uma estatura baixa ao se comparar com a média da população na mesma idade e sexo.

Ao ser transformada em números a medida corresponde a um percentil inferior a três na curva de crescimento estabelecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), ou menor que dois desvios-padrão abaixo da altura média que está prevista para idade e sexo, em especial na ausência de causas que justifique o retardo no crescimento.

Não afeta a capacidade intelectual do indivíduo, além de que o mesmo pode levar uma vida normal e de boa qualidade. Porém, devemos salientar que em muitas situações as pessoas com nanismo são obrigadas e lidar com o preconceito e a discriminação social, tendo de contornar as dificuldades de acesso a alguns ambientes, assim muitas vezes precisam de ajudas para realizar tarefas simples como utilizar um caixa eletrônico, transporte público e alcanças produtos em prateleiras de supermercados, por exemplo.

São duas categorias distintas do nanismo:

Nanismo hipofisário ou pituitário – causado por distúrbios metabólicos e hormonais, em especial pela deficiência na produção do hormônio do crescimento humano ou por resistência do organismo à ação desse hormônio. É conhecido também por nanismo proporcional, porque o tamanho dos órgãos mantém a proporcionalidade entre si e com a altura do indivíduo. Em outras palavras: no nanismo pituitário ou proporcional, o desenvolvimento de todos os órgãos é harmônico, apesar de o indivíduo com o transtorno apresentar estatura pelo menos 20% inferior à média da população da mesma idade e sexo;

Nanismo desproporcional – o tipo mais comum de nanismo desproporcional é a acondroplasia, uma síndrome genética que impede o crescimento normal dos ossos longos (fêmur e úmero, especialmente), porque acelera o processo de ossificação das cartilagens formadoras de ossos (ossificação endocondral). Isso faz com que as diferentes partes do corpo cresçam de maneira desigual. Além da baixa estatura, a pessoa com a síndrome apresenta pernas e braços curtos, cabeça grande e mãos pequenas, características que se tornam mais evidentes, quando comparadas com o tamanho praticamente normal do tronco.

 

Fonte: drauziovarella.uol.com.br 

Tecnologia do Google TradutorTradutor